segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CRESCIMENTO E AUTO-ILUMINAÇÃO


  Tema ESPIRITUALISTA

 
CRESCIMENTO E AUTO-ILUMINAÇÃO

Sugestão para a abordagem deste tema:
Elisa Côrte

Coletânea de textos abordando o crescimento para Deus por finalidade de vida do homem, num processo longo e difícil, firmado na perseverança e na constante reavaliação de valores.

Pesquisa: Elio Mollo


PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA (*)
Angel Aguarod
no livro "Grandes e Pequenos Problemas" 

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: "O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e torna-se árvore, a tal ponto que as aves do céu se abrigam nos seus ramos".
(Mateus 13:31-32 semelhante em Marcos 4:30-32 e Lucas 13:18-19)

 O desenvolvimento do progresso nos indivíduos obedece à educação de que o fazem, ou de que ele próprio se faz objeto.

A educação do homem corresponde ao cultivo das plantas. Quanto mais esmerado seja este cultivo, mais louçãs aquelas se desenvolverão e mais abundantes frutos produzirão.

Quanto melhor educado seja o homem - e isto é de senso comum - tanto mais rapidamente ascenderá na escala da perfeição.

Tarefa santa é a que o indivíduo empreenda para bem educar-se. A todos os que se preocupam com o próprio  adiantamento se acha confiada esta tarefa. Porém, é preciso que ela se execute com método e o método também não se pode impor, nem sequer aconselhar-se. Cada um deve procurar formá-lo, pois o indivíduo, na tarefa da auto-educação, deve empenhar-se por nada querer de empréstimo, por dever tudo a si próprio, porque só então seu aperfeiçoamento poderá ser considerado obra sua, como precisam ser todas as aquisições efetivas do Espírito.

* * * 

Trecho extraído do livro de Curso de Aprendizes do Evangelho da FEESP

A parábola do grão de mostarda mostra a valorização do fenômeno do crescimento espiritual para merecer o "Reino do Céu". Ao lançar a semente da boa palavra e da vocação em seu coração, o homem inicia a sua reforma íntima, cultivando o seu campo espiritual. Cultivando as primícias do bem e do amor, semelhantes a uma pequenina semente de mostarda que é depositada em seu coração, o Espírito do homem encarnado se eleva no campo das virtudes santificantes, passando a merecer que "as aves do Céu", ou seja, os Espíritos do Senhor sejam atraídos pelas suas novas qualidades interiores , ajudando-o, assim, a galgar melhor a escalada do progresso espiritual, aproximando-se cada vez mais do Criador. 

* * * 

Huberto Rohden no livro O QUINTO EVANGELHO

A parábola do grão de mostarda se encontra em todos os três Evangelhos sinópticos, Mateus, Marcos e Lucas. O detalhe que Tomé acrescenta é o fato de ser a terra em que cai a semente trabalhada pelo homem. Sendo que o grão de mostarda é a palavra de Deus, e o terreno e a alma humana, a germinação e o desenvolvimento da planta dependem da idoneidade terra em que cai. E a maior ou menor idoneidade depende do livro arbítrio do homem. O livre arbítrio é Deus no homem, o Creador na creatura creadora. O livre arbítrio é o Deus imanente no homem, é a zona onde Deus, por assim dizer, abdicou da sua jurisdição a favor do homem.

A pequenez da semente e a grandeza da planta ilustram bem o fato de ser a vida algo infinitamente pequeno, ou melhor, nulo, quantitativamente considerado, embora seja infinitamente grande, qualitativamente conscientizada. A Vida é o próprio Creador, os vivos podem tornar-se grandes em extensão quantitativa, porque são efeitos da Vida de infinita intensidade qualitativa.

O qualitativo é pequeno aos olhos dos profanos, que só têm olhos para enxergar o quantitativamente grande. Mas, quando o homem cruza a invisível fronteira entre visão material e a visão espiritual, descobre ele a grandeza na pequenez, o Tudo no Nada.  

* * * 

ESFORÇO
De um texto esparso com base no Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4
obra codificada por Allan Kardec

Quando falamos sobre Transformação Moral dizemos que se reconhece o homem de valor pela sua contínua renovação moral e pelos esforços que faz no sentido de anular suas inclinações negativas. Não se trata de esforço físico, mas de firme contenção de espírito, de um empenho que não sofra excessiva solução de continuidade. "Excessiva", porque, na verdade, também não podemos estar "continuamente" empenhados na transformação de nós mesmos. Deve haver, isto sim, uma persistência de propósito, e a esta persistência chamamos esforço. Em outras palavras, diz o mesmo o educador John Dewey: "...é mau sintoma o abandono de uma atividade ou o desvio da energia para um curso mais fácil de ação, ao primeiro sinal de resistência. Nesse sentido é que nos referimos a esforço: continuidade, persistência em face das dificuldades".  

* * * 

(*) Curiosidade

A planta a que se refere, nesta parábola, é aquela que se usa para fazer a mostarda, muito conhecida por ser aplicada em temperos.

Seu nome científico é Sinapis nigra, era cultivada nos hortos da Palestina, pelas propriedades medicinais que apresentava. Jesus afirma que ela é a menor das sementes.
(http://www.rudecruz.com/grao-de-mostarda-parabola-estudos-biblicos-evangelicos.php)

Árvore da Mostarda

No Oriente, há uma espécie de mostardeira que chega a dar uma árvore de alguns metros de altura, oferecendo guarida às aves, como diz a parábola de Jesus.

Esta planta é conhecida como cevada, e era muito comum na Palestina por ser um lugar quente, seu ambiente preferido. Seu plantio era feito próximo ao lago Tiberíades e ao longo do rio Jordão, atinge as dimensões de uma árvore de 3 a 4 metros de altura e torna-se lenhosa em sua base. Pintassilgos, sobretudo, que parecem muitos gulosos dos grãos de cevada, vêm em bandos pousar sobre os ramos dessa árvore  e comer os seus grãos (os árabes a conhecem como: árvore de cevada). 

* * * 

Algumas frases de minha autoria para este tema:

O homem que quer crescer espiritualmente, se esforça pela sua auto-iluminação, procurando libertar-se de seus defeitos, e sempre o consegue, quando se dispõe de uma vontade firme.

* * *

Se somos herdeiros de nós mesmos, nada mais justo, que nos esforcemos por construir o bem a fim de que possamos evoluir mais rápido.

* * *

Podemos não conseguir a total transformação Moral nesta encarnação. Mas, isto não significa que devemos desanimar e, sim, persistir no ideal do esforço para consegui-la.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário