AÇÃO DOS
ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA
Estudo com base in O
Livro dos Médiuns, segunda parte, capítulos de I à V.
Obra codificada por Allan Kardec.
Demais obras indicadas nas
notas de rodapé.
Pesquisa: Elio Mollo
COMO OS ESPÍRITOS DEMONSTRAM A SUA PRESENÇA
Os seres inteligentes que de alguma
maneira vivem entre nós, embora naturalmente invisíveis podem demonstrar a sua
presença por algum meio. O simples raciocínio mostra que isto nada tem de
impossível. Esse fato, aliás, tem a seu favor a aceitação de todos os povos,
pois pode-se encontrar informações em toda parte e em todas as épocas,
inclusive, sancionada pelo testemunho dos livros sagrados e muitos outros
livros não religiosos. Relegar estre fato ao campo das superstições é se
posicionar contra o progresso natural da humanidade.
Para que esse progresso aconteça é
preciso estudar os meios pelos quais os Espíritos podem manifestar-se.
Conquistado esse conhecimento, o fato das manifestações nada apresentará de
surpreendente e entra na ordem dos fatos naturais. Comecemos então a estudar
este assunto procurando conhecer o que é Alma, Espírito, Perispírito e Homem:
Na obra O que é o Espiritismo (1)
encontramos a seguinte instrução:
Quando a alma está unida ao corpo,
durante a vida, ela tem um duplo envoltório: um pesado, grosseiro e
destrutível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, o perispírito,
ou seja, o Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para homem,
mas ainda bastante grosseira para os Espíritos. Como a semente de um fruto é
envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um
envoltório que, por comparação, pode ser chamado perispírito.
O Espírito tira o seu envoltório
semimaterial do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o
mesmo em todos os mundos, sendo assim, passando de um mundo para outro, o
Espírito muda de envoltório, como o homem muda de roupa. A forma é conforme o
arbítrio do Espírito, assim, com esse envoltório é que os Espíritos aparecem
algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma
forma visível e mesmo palpável. (2)
Há, pois, no homem três coisas essenciais:
Há, pois, no homem três coisas essenciais:
- segundo, o corpo, envoltório material que coloca o Espírito em relação com o mundo exterior;
- terceiro, o perispírito, envoltório fluídico, leve, imponderável, servindo de liame e de intermediário entre o espírito e o corpo.
Sendo assim deduzimos que
- a união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem;
- a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado
Espírito.
Para entendermos melhor o assunto diz
Kardec em nota que
- a alma é, assim, um ser simples;
- o Espírito um ser duplo e
- o homem um ser triplo.
E que seria mais exato
reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e a palavra
Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico.
Mas como não se pode conceber o princípio inteligente sem ligação material, as
palavras alma e Espírito são, no uso comum, indiferentemente empregadas uma
pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, da mesma forma
que se diz que uma cidade é habitada por tantas almas, uma vila composta de
tantas casas; porém, filosoficamente é essencial fazer-se a diferença.
Para entendermos melhor, diz Kardec em
artigo da Revista Espírita de maio de 1864: “Pelo pensamento, representa-se um Espírito, mas não se representa uma
alma.” (3) Já se disse que o espírito é uma flama, uma centelha e isto se
aplica ao espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, ao
qual não há como dar uma forma determinada.
Em O Livro dos Espíritos na resposta da questão 23 os Espíritos dizem
que “o espírito elementar ou alma é o princípio
inteligente do Universo.” Respondendo a questão 76 os Espíritos dizem que os Espíritos são os seres inteligentes da
Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material. Porque aqui a
palavra Espírito é empregada para designar os seres extracorpóreos e não mais o
elemento inteligente Universal, ou seja, o espírito considerado em si mesmo e
feita abstração de seu perispírito ou invólucro material (4).
Resumindo, temos assim que
Alma = espírito elementar ou principio inteligente. É o ser simples, primitivo. O ser que evolui. (5)
Espírito = elemento inteligente individualizado = ser semimaterial = ser duplo (alma + perispírito) – o ser inteligente da criação (Coletivamente povoam o Universo, fora do mundo material). (6)
Homem = Espírito encarnado = ser triplo (alma + perispírito + corpo físico). (7)
Espírito Errante = Espírito (alma + perispírito) que aguarda uma encarnação. (8)
Alma = espírito elementar ou principio inteligente. É o ser simples, primitivo. O ser que evolui. (5)
Espírito = elemento inteligente individualizado = ser semimaterial = ser duplo (alma + perispírito) – o ser inteligente da criação (Coletivamente povoam o Universo, fora do mundo material). (6)
Homem = Espírito encarnado = ser triplo (alma + perispírito + corpo físico). (7)
Espírito Errante = Espírito (alma + perispírito) que aguarda uma encarnação. (8)
MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS E AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA
O espírito é a matéria são distintos,
mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência a esta
e esta união é necessária para a manifestação do espírito pois que o homem não
esta organizado suficientemente para perceber o espírito sem a matéria, ou
seja, os sentidos dele, de alguma maneira, não estão ainda apurados ou não
foram feitos para isso. (9)
Para progredir ou se manifestar a
alma (princípio inteligente) necessita sempre de um instrumento, sem o qual ela
não seria nada, ou melhor, o homem não a poderia conceber (10). Assim, para os
Espíritos errantes é o instrumento pelo qual eles podem se comunicar com o
homem, seja indiretamente, por meio do seu corpo físico ou do seu perispírito, seja diretamente com a alma, pelo pensamento, assim, temos uma infinita
variedade de médiuns e comunicações espíritas. (11)
Os que consideram o Espírito
completamente desprovido de matéria perguntam, com aparente razão, como pode
ele agir materialmente. O Espírito não é uma abstração (12), mas um ser
definido, limitado e circunscrito. O Espírito encarnado é a alma do corpo (13)
e, quando o deixa pela morte, não sai desprovido de qualquer envoltório, isto
é, ele leva consigo uma outra espécie de matéria (14). Todos eles nos dizem que
conservam a forma humana, e, com efeito, quando nos aparecem, é sob essa forma
que os reconhecemos.
A matéria sutil do perispírito não
tem a persistência e a rigidez da matéria compacta do corpo. Ela é, se assim
podemos dizer, flexível e expansível. Por isso, a forma que ela toma, mesmo que
decalcada do corpo, não é absoluta. Ela se molda à vontade do espírito, que
pode lhe dar a aparência que quiser, enquanto o invólucro material lhe
ofereceria uma resistência invencível.
Assim, o ato pelo qual um Espírito
revela sua presença são conhecidas pelo nome de manifestações espíritas e, elas
não podem ocorrer sem a ação do Espírito sobre a matéria.
As manifestações espíritas podem ser:
Ocultas, quando não tem nada de
ostensivo e o Espírito se limita a agir sobre o pensamento;
Patentes, quando são apreciáveis pelos
sentidos;
Físicas, quando se traduzem por
fenômenos materiais, tais como ruídos, movimentos e deslocamentos de objetos;
Inteligentes, quando revelam um pensamento,
ou seja, uma troca de pensamentos entre eles e os homens;
Espontâneas, quando são independentes da
vontade e ocorrem sem que nenhum Espírito seja chamado ou evocado;
Provocadas, quando são efeito da vontade,
do desejo ou de uma evocação determinada;
Aparentes, quando o Espírito se faz
visível à vista dos homens, fenômeno conhecido como aparição de um Espírito. (15)
NOTAS:
(1) Allan
Kardec, O Que é o Espiritismo, Capítulo II - Noções Elementares de Espiritismo, Dos Espíritos, itens 9, 10 e 14.
(2) Ver
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, livro segundo, Mundo Espírita ou dos Espíritos, cap. I, Dos Espíritos, Perispírito, da questão 93 em diante.
(3) Allan
Kardec, Revista Espírita, maio 1864, A Alma Pura de Minha Irmã Henríette.
(4) Allan Kardec, Instruções Práticas sobre as Manifestações
Espíritas, Vocabulário Espírita.
(5) Ver
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, resposta da questão 23, O Que
é o Espiritismo, Capítulo II - Noções
Elementares de Espiritismo, Dos Espíritos, nota ao item 14 e Revista
Espírita, maio 1864, A Alma Pura de Minha Irmã Henríette.
(6) Ver
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, resposta da questão 76, O Que
é o Espiritismo, Capítulo II - Noções
Elementares de Espiritismo, Dos Espíritos, item 14 e Revista Espírita, maio
1864, A Alma Pura de Minha Irmã Henríette.
(7) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, respostas das
questões 135 e 135a, O Que é o Espiritismo, Capítulo II -
Noções Elementares de Espiritismo, Dos
Espíritos, item 14 e Revista Espírita, maio 1864, A Alma
Pura de Minha Irmã Henríette.
(8) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, livro
segundo, Mundo Espírita ou dos Espíritos,
Cap. VI. Vida Espírita, Espíritos
Errantes, da questão 223 em diante.
(9) Ver Allan Kardec, O
Livro dos Espíritos, livro primeiro, As Causas Primárias, Cap. II,
Elementos Gerais do Universo, Conhecimento do Princípio das Coisas,
resposta das questões 25 e 25a.
(10) “Pelo pensamento, representa-se um Espírito, mas não se representa uma
alma.” (4) Ver Allan Kardec, Revista Espírita, maio 1864, A Alma Pura de Minha Irmã Henríette.
(11) Ver Allan Kardec, O
Livro dos Médiuns, primeira parte, cap. IV, Sistemas, item 51.
(12) Ver Allan Kardec, O
Livro dos Espíritos, O Livro dos Espíritos, livro
segundo, Mundo Espírita ou dos Espíritos,
cap. II, Encarnação dos Espíritos, Origem
e Natureza dos Espíritos, da questão 76 em diante.
(13) Ver Allan Kardec, O
Livro dos Espíritos, livro segundo, Mundo
Espírita ou dos Espíritos, cap. II, Encarnação
dos Espíritos, Da Alma, da questão 94 em diante.
(14) Ver Allan Kardec, O
Livro dos Espíritos, livro segundo, Mundo
Espírita ou dos Espíritos, Cap. III, Retorno
da Vida Corpórea, À Vida Espiritual, A Alma Após a Morte, da questão 149 em
diante.
(15) Allan Kardec, Instruções Práticas sobre as Manifestações
Espíritas, Vocabulário Espírita.
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