quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDÉIAS INATAS


IDÉIAS INATAS
Estudo com base no O LIVRO DOS ESPÍRITOS,
Livro segundo, capítulo IV, Ideias Inatas, qq. 218 à 221.
Obra codificada por Allan Kardec.
Pesquisa: Elio Mollo
15/08/2012
Atualizado em 06/06/2013


As leis da Natureza são as mesmas para todos, assim, todos os homens nascem ou renascem na Terra com um corpo físico. O que comanda o perispírito e o corpo físico é a alma, também conhecida como princípio inteligente ou espírito elementar (1). Temos assim que no mundo espiritual a alma se utiliza do perispírito para as suas ações (2) de acordo com o seu grau de adiantamento. No mundo material a alma, além do perispírito tem um corpo físico para as suas necessidades de aprendizados e provações. Em se tratando da pluralidade das existências ou reencarnação o que renasce não é o corpo e sim a alma. Se o Espírito encarnado perde a lembrança do passado é porque o homem nem pode nem deve saber tudo. Deus na sua sabedoria, lhe colocou uma espécie de véu que lhe encobre certas coisas, assim, sem esse véu o homem ficaria ofuscado, como aquele que passa sem transição da obscuridade para a luz. Pelo esquecimento do passado ele se mostra tal qual ele é. Contudo, ao Espírito encarnado, ainda lhe resta uma vaga lembrança, ou seja, conserva a sua individualidade, o conhecimento do seu eu (3) que lhe dá o que chamamos ideias inatas. (4)

O Espírito sobrevive, mas preexiste ao corpo; não é um ser novo; quando nasce, traz as ideias, as qualidades e as imperfeições que possuía, ou seja, se o Espírito renasce com o desenvolvimento intelectual realizado, a intuição que traz em si é um fundo que o ajudará a adquirir novas ideias (3); assim se explicam as ideias, as aptidões e as tendências inatas. O pensamento é, pois, preexistente e sobrevivente ao organismo. (4)

A teoria das ideias inatas não é quimérica, pois os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem; o Espírito, liberto da matéria, sempre se recorda. Durante a encarnação pode esquecê-los em parte, momentaneamente, mas a intuição que lhe fica ajuda o seu adiantamento. Sem isso, ele sempre teria de recomeçar. A cada nova existência, o Espírito toma como ponto de partida aquele em que se achava na precedente.

Nem sempre há uma grande conexão entre duas existências sucessivas, como podemos imaginar, porque as posições são quase sempre muito diferentes, e no intervalo de ambas o Espírito pôde progredir.

Pode acontecer de o homem conservar, em sua nova existência, os traços do caráter moral das existências anteriores, mas ao melhorar-se ele se modifica. Sua posição social também pode não ser a mesma. Se de senhor ele se torna escravo, suas inclinações serão muito diferentes e teremos dificuldades para reconhecê-lo. O Espírito sendo o mesmo, nas diversas encarnações, suas manifestações podem ter, de uma para outra, certas semelhanças. Estas, entretanto, serão modificadas pelos costumes da nova posição, até que um aperfeiçoamento notável venha a mudar completamente o seu caráter, pois de orgulhoso e mau pode tornar-se humilde e humano, desde que se haja arrependido.

Segundo os indivíduos, há faculdades, aptidões, tendências que se manifestam desde o próprio início da vida, outras se revelam em épocas mais tardias, e produzem as mudanças de caráter e de disposições que se notam em certas pessoas. Neste último caso, geralmente, não são disposições novas, mas aptidões preexistentes que dormitam até que uma circunstância venha estimular e despertar. Pode-se estar certo de que as disposições viciosas que se manifestam às vezes subitamente e tardiamente, tinham seu germe preexistente nas imperfeições do Espírito, porque este, caminhando sempre para o progresso, se for essencialmente bom, não pode se tornar mau, ao passo que, se for mau pode se tornar bom. (4)

 A cada nova existência o Espírito tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Quando o Espírito entra na sua vida de origem, o mundo espírita, toda a sua vida passada se desenrola diante dele; vê as faltas cometidas e que são causa do seu sofrimento, bem como aquilo que poderia tê-lo impedido de cometê-las; compreende a justiça da posição que lhe é dada e procura então a (re)encarnação necessária para reparar a que acaba de escoar-se. Procura provas semelhantes àquelas por que passou, ou as lutas que acredita apropriadas ao seu adiantamento. Contudo, o Espírito encarnado, se não tem, durante a vida corpórea, uma lembrança precisa daquilo que foi, e do que fez de bem ou de mal em suas existências anteriores, tem, entretanto, a sua intuição. Suas tendências instintivas são uma reminiscência do seu passado, às quais a sua consciência, que representa o desejo por ele concebido de não mais cometer as mesmas faltas. A consciência que é onde está escrita a lei de Deus, o adverte que deve resistir de não cometer as mesmas faltas do passado, isto se dá segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conforme a sua capacidade de conservar a lembrança intuitiva. (5)

A origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, como as línguas, o cálculo, etc., é lembrança do passado, ou seja, do progresso anterior da alma, mas do qual ela mesma não tem consciência. Os corpos mudam, mas o Espírito não muda, embora troque a vestimenta.

Com a mudança dos corpos, podem perder-se certas faculdades intelectuais, deixando-se de ter, por exemplo, o gosto pelas artes, desde que se tenha desonrado essa faculdade, fazendo mau uso dela. Uma faculdade pode, também, ficar adormecida durante uma existência, porque o Espírito quer exercer outra, que não se relacione com ela. Nesse caso, permanece em estado latente, para reaparecer mais tarde.

A retrospectiva que um homem pode ter, mesmo no seu estado selvagem, como o sentimento instintivo da existência de Deus, é uma lembrança que ele conserva como Espírito, antes de encarnar, mas o orgulho frequentemente abafa esse sentimento.

Podem ter até a lembrança de certas crenças relativas a doutrina espírita encontradas em todos os povos. Isso pode se dar, porque, esta doutrina é tão antiga quanto o mundo. É por isso que a encontramos por toda parte, e é esta uma prova da sua veracidade. O Espírito encarnado, conservando a intuição do seu estado de Espírito, tem a consciência instintiva do mundo invisível. Mas quase sempre ela é falseada pelos preconceitos, e a ignorância mistura a ela a superstição.

RESUMO:

Tendências inatas são uma espécie de lembrança, percepção e conhecimento que o Espírito encarnado (homem) adquiriu em existências anteriores, mas cuja realidade é combatida por certos homens, desde muito tempo, que pretendem sejam todas adquiridas durante a vida. Se assim fosse, como explicar certas disposições naturais que se revelam muitas vezes desde a mais tenra idade e independentemente de qualquer educação? O Espiritismo lança uma grande luz para esta questão. Sobre estas espécies de tendências a Doutrina Espírita oferece a sua explicação através da pluralidade das existências, assim, os conhecimentos adquiridos pelo Espírito nas existências anteriores se refletem nas existências posteriores através do que denominamos tendências ou ideias inatas. (6) Sendo assim, o estado intelectual e moral do Espírito encarnado, quando criança, é o que era antes da sua união com o corpo, ou seja, a alma possui todas as ideias adquiridas anteriormente, porém, em razão da perturbação que acompanha a mudança, suas ideias estão momentaneamente em estado latente. Elas se esclarecem gradualmente, mas só podem se manifestar proporcionalmente ao desenvolvimento dos órgãos do corpo físico. (7)

Os gênios que se revelam nas classes sociais desprovidas de cultura intelectual, provam que as ideias inatas são independentes do meio onde o homem é educado. O meio e a educação desenvolvem as ideias inatas, mas não a fornecem. O homem de gênio é a encarnação de um Espírito já avançado e que muito progrediu na escala evolutiva. Por isso, a educação pode dar a instrução que lhe falta, mas não pode dar o gênio quando este ainda não existe nele. (8)

NOTAS: 

(1) O espírito (elementar) ou alma é o princípio inteligente do Universo. Assim, é exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e a palavra Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico. Mas como não se pode conceber o princípio inteligente sem ligação material, as palavras alma e Espírito são, no uso comum, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, da mesma forma que se diz que uma cidade é habitada por tantas almas, uma vila composta de tantas casas; porém, filosoficamente é essencial fazer-se a diferença.  Pelo pensamento, representa-se um Espírito, mas não se representa uma alma. (Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, livro primeiro, questão 23, livro segundo, questão 76; O que é o Espiritismo, Cap. II, item 9, 10 e 14; Revista Espírita de maio 1864, A alma pura de minha irmã Henriette; Revista Espírita de janeiro 1866, O Espiritismo Toma Lugar na Filosofia e nos Conhecimentos Usuais.)

(2) (Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, livro segundo, item 76 e do item 93 e seguintes.

(3) Ver Allan Kardec, Revista Espírita de novembro de 1864, Uma Lembrança de Vidas Passadas.

(4) Ver Allan Kardec, Revista Espírita de março de 1867, Da Homeopatia nas Doenças Morais.)

(5) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. VII, da q. 392 em diante e Livro 3, cap. I, da q. 620 em diante.

(6) Ver Allan Kardec, Instruções Práticas sobre as manifestações Espíritas, Vocabulário.

(7) Ver Allan Kardec, O Que o Espiritismo, cap. III, item 117, O Homem Durante a Vida Terrestre da obra.

(8) Ver Allan Kardec, O Que o Espiritismo, cap. III, item 119, O Homem Durante a Vida Terrestre da obra.

Links das matérias usadas neste estudo:
http://www.aeradoespirito.net/OLivrodosEspiritos/O_LIVRO_DOS_ESPIR_L2_C4_SC9.html

* * *

sábado, 4 de agosto de 2012

A LEI DO PROGRESSO


A LEI DO PROGRESSO
Estudo com base in O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Livro 3, cap. VIII.
Pesquisa: Elio Mollo
Atualizado em 24/06/2013


O estado natural é a infância do espírito é o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. O Espírito não foi destinado a viver perpetuamente no estado natural, como o homem (espírito encarnado) não foi destinado a viver perpetuamente na infância. Os Espíritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que a vida naturalmente lhes impõe. O estado natural é transitório e o espírito o deixa pelo progresso e a civilização. (1)

O destino futuro das almas é a perfeição, assim, é pela pluralidade das existências (reencarnação) que o espírito busca a perfeição. Deus não deserda a ninguém. A cada nova existência o espírito dá um passo no caminho do progresso, adquirindo mais inteligência para melhor distinguir o bem e o mal e aprender a amar a si mesmo e aos seus semelhantes. Nesse caminho do progresso, o espírito, qualquer que seja o seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnado ou na erraticidade, estará sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior perante o qual tem deveres iguais a cumprir. Essa é a lei pela qual Deus governa o Universo. (2)

Os Espíritos não podem permanecer nas classes inferiores, assim, mesmo que devagar devem buscar progredir. Apressar o auge do progresso depende unicamente do espírito. (3)

No caminho da perfeição, o conhecimento uma vez adquirido pelo espírito não o perde jamais, assim, ele "até" pode permanecer estacionário, mas nunca retrograda na escala evolutiva, ou seja, o espírito deve progredir sem cessar. (4)

O espírito se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira. A essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, e dessa maneira, pelo contato social, que os mais adiantados devem ajudar os mais atrasados a progredirem. Assim, ALÉM DO ESFORÇO QUE O ESPÍRITO FAZ PARA DOMINAR SUAS MÁS INCLINAÇÕES, O RESULTADO DO GRAU DE PERFEIÇÃO, TAMBÉM, ESTÁ NA RAZÃO DIRETA DA EXTENSÃO DO AMOR AO PRÓXIMO. (5)

O Espírito deve progredir em conhecimento e moralidade, e se ele não progrediu senão num sentido, é necessário que o faça no outro, para chegar ao alto da escala. Esse progresso acontece numa marcha ascendente insensível, mas o progresso não se realiza simultaneamente em todos os sentidos; num período, ele pode avançar em ciência, num outro, em moralidade. Se o progresso moral é consequente do progresso intelectual, nem sempre o moral segue imediatamente o intelectual. (6)

A cada nova existência o Espírito tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Quando o Espírito entra na sua vida de origem, o mundo espírita, toda a sua vida passada se desenrola diante dele; vê as faltas cometidas e que são causa do seu sofrimento, bem como aquilo que poderia tê-lo impedido de cometê-las; compreende a justiça da posição que lhe é dada e procura então a (re)encarnação necessária para reparar a que acaba de escoar-se (7). Procura provas semelhantes àquelas por que passou, ou as lutas que acredita apropriadas ao seu adiantamento. Contudo, o Espírito encarnado, se não tem, durante a vida corpórea, uma lembrança precisa daquilo que foi, e do que fez de bem ou de mal em suas existências anteriores, tem, entretanto, a sua intuição (8). Suas tendências instintivas são uma reminiscência do seu passado, às quais a sua consciência, que representa o desejo por ele concebido de não mais cometer as mesmas faltas. A consciência que é onde está escrita a lei de Deus, o adverte que deve resistir de não cometer as mesmas faltas do passado, isto se dá segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conforme a sua capacidade de conservar a lembrança intuitiva. (9)

Pode-se entravar a marcha do progresso, mas ninguém consegue detê-la, os que tentarem serão arrastados pela torrente que pretendem deter. Seria como uma pequena pedra posta sob a roda de um grande carro sem conseguir impedi-lo de avançar.

Como Espíritos encarnados, na Humanidade, há o progresso regular e lento que resulta da força das circunstâncias; mas quando um povo não avança bastante rápido, a própria Natureza, de tempos a tempos, promove um abalo físico ou moral que o transforma.

Se homem não consegue ou despreza ouvir a sua consciência, Deus sempre oferece missões à espíritos superiores que quando, por exceção, se encarnam na Terra, é para cumprir uma missão de progresso, e então nos oferecem o tipo de perfeição a que a humanidade pode aspirar neste mundo. Jesus é o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino. (10)

Sendo o progresso uma condição da natureza humana ninguém tem o poder de se opor a ele. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não asfixiar. Quando essas leis se tornam de todo incompatíveis com o progresso ele as derruba com todos os que a querem manter, e assim será até que o homem harmonize as suas leis com a justiça divina, que deseja o bem para todos e não as leis feitas para o forte em prejuízo do fraco.

O homem não pode permanecer perpetuamente na ignorância, porque deve chegar ao fim determinado pela Providência: ele se esclarece pela própria força das circunstâncias. As revoluções morais, como as revoluções sociais se infiltram pouco a pouco nas ideias, germinam ao longo dos séculos e depois explodem subitamente, fazendo ruir o edifício carcomido do passado, que não se encontra mais de acordo com as necessidades novas e as novas aspirações.

O homem geralmente não percebe, nessas comoções, mais do que a desordem e a confusão momentâneas que o atingem nos seus interesses materiais, mas aquele que eleva o seu pensamento acima dos interesses pessoais admira os desígnios da Providência, que do mal fazem surgir o bem. São a tempestade e o furacão que saneiam a atmosfera, depois de a haverem revolvido.

Referente a parte moral, o maior obstáculo ao progresso são o orgulho e o egoísmo, porque o intelectual avança sempre. Este parece, aliás, à primeira vista, duplicar a intensidade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o amor das riquezas, que por sua vez incitam o homem às pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. É assim que tudo se relaciona no mundo moral como no físico e que do próprio mal pode sair o bem. Mas esse estado de coisas, na medida que o homem progride, compreenderá melhor que além do gozo dos bens terrenos existe uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais durável, e assim, modificará e melhorará seu comportamento moral em seu meio natural de relação.

É impossível o progresso reunir um dia todos os povos da Terra numa só nação, pois da diversidade dos climas nascem costumes e necessidades diferentes, que constituem as nacionalidades. Assim serão sempre necessárias leis apropriadas a esses costumes e a essas necessidades. Mas a caridade não conhece latitudes e não faz distinção dos homens pela cor. Quando a lei de Deus constituir por toda parte a base da lei humana, os povos praticarão a caridade de um para outro, como os indivíduos de homem para homem, vivendo felizes e em paz, porque ninguém tentará fazer mal ao vizinho ou viver às suas expensas.

A Humanidade progride através dos indivíduos que se melhoram pouco a pouco e se esclarecem; quando estes se tornam numerosos, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem os homens de gênio, que lhes dão um impulso; e depois, homens investidos de autoridade, instrumentos de Deus, que em alguns anos a fazem avançar de muitos séculos.

O progresso dos povos faz ainda ressaltar a justiça da reencarnação. Os homens de bem fazem louváveis esforços para ajudar uma nação a avançar moral e intelectualmente; a nação transformada será mais feliz neste mundo e no outro.

Se durante a sua marcha lenta através dos séculos, milhares de indivíduos morrem diariamente, qual seria a sorte de todos esses que sucumbem durante o trajeto?

Sua inferioridade relativa os privará da felicidade reservada aos que chegam por último? Ou também a sua felicidade é relativa?

A justiça divina não poderia consagrar semelhante injustiça. Pela pluralidade das existências, o direito à felicidade é sempre o mesmo para todos, porque ninguém é deserdado pelo progresso. Os que viveram no tempo da barbárie, podendo voltar no tempo da civilização, no mesmo povo ou em outro, é claro que todos se beneficiam da marcha ascendente.

O sistema da unicidade da existência apresenta neste caso muita dificuldade, pois segundo esse sistema, a alma é criada no momento do nascimento, de maneira que um homem é mais adiantado que outro porque Deus criou para ele uma alma mais adiantada.

Por que esse favor? Que mérito tem ele, que não viveu mais do que o outro, e geralmente menos, para ser dotado de uma alma superior?

Porém, essa não é a principal dificuldade. Uma nação passa, em mil anos, da barbárie à civilização. Se os homens vivessem mil anos poderia conceber-se que, nesse intervalo, tivessem tempo de progredir; mas diariamente morrem criaturas em todas as idades, renovando-se sem cessar, de maneira que dia a dia as vemos aparecerem e desaparecerem. No fim de um milênio não há mais traços dos antigos habitantes:

A nação, de bárbara que era tornou-se civilizada? Mas quem foi que progrediu? Os indivíduos outrora bárbaros? Esses já estão mortos há muito tempo. Os que chegaram por último?

Mas se a sua alma foi criada no momento do nascimento, essas almas não existiriam no tempo da barbárie e é necessário admitir, então, que os esforços desenvolvidos para civilizar um povo têm o poder, não de melhorar as almas imperfeitas, mas de fazer Deus criar outras almas mais perfeitas.

Comparemos esta teoria do progresso com a que nos foi dada pelos Espíritos. As almas vindas no tempo da civilização tiveram a sua infância, como todas as outras mas já viveram e chegam adiantadas em consequência de um progresso anterior; elas vêm atraídas por um meio que lhes é simpático e que está em relação com o seu estado atual. Dessa maneira, os cuidados dispensados à civilização de um povo não têm por efeito determinar a criação futura de almas mais perfeitas, mas atrair aquelas que já progrediram, seja as que já viveram nesse mesmo povo em tempos de barbárie, seja as que procedem de outra parte. Aí temos ainda a chave do progresso de toda a Humanidade. Quando todos os povos estiverem no mesmo nível quanto ao sentimento do bem, a Terra só abrigará bons Espíritos, que viverão em união fraterna. Os maus, tendo sido repelidos e deslocados irão procurar nos mundos inferiores o meio que lhes convém, até que se tornem dignos de voltar ao nosso meio, transformados. A teoria vulgar tem ainda esta consequência: os trabalhos de melhoramento social só aproveitam às gerações presentes e futuras; seu resultado é nulo para as gerações passadas, que cometeram o erro de chegar muito cedo e só avançaram na medida de suas forças, sob a carga dos seus atos de barbárie. Segundo a doutrina dos Espíritos, os progressos ulteriores aproveitam igualmente a essas gerações, que revivem nas condições melhores e podem aperfeiçoar-se no seio da civilização.

Admitindo-se a reencarnação ou pluralidade das existências, fica-se mais fácil entender a justiça de Deus. Aquilo que o espírito não conseguiu fazer numa existência, a fará em outra. É assim que ninguém escapa a lei do progresso. Cada um será recompensado segundo o seu verdadeiro merecimento, ninguém é excluído da felicidade suprema, a que pode aspirar, sejam quais forem os obstáculos que encontre no seu caminho.

Uma civilização completa pode ser reconhecida pelo seu desenvolvimento moral e não por estar muito adiantada por ter feito grandes descobertas e invenções maravilhosas ou porque está melhor instalada e seu povo melhor vestidos que os denominados de selvagens. Um povo só terá verdadeiramente o direito de se dizer civilizada quando houver banido da sua sociedade os vícios que a desonram e quando passar a viver como irmãos, praticando a caridade cristã. Até esse momento não será mais do que um povo esclarecido, só tendo percorrido a primeira fase da civilização.

A civilização tem os seus graus, como todas as coisas. Uma civilização incompleta é um estado de transição que engendra males especiais, desconhecidos no estado primitivo, mas nem por isso deixa de constituir um progresso natural, necessário, que leve consigo mesmo o remédio para aqueles males. A medida que a civilização se aperfeiçoa, vai fazendo cessar alguns dos males que engendrou, e esses males desaparecerão com o progresso moral.

De dois povos que tenham chegado ao ápice da escala social, só poderá dizer-se o mais civilizado, na verdadeira acepção do termo, aquele em que se encontre menos egoísmo, cupidez e orgulho; em que os costumes sejam mais intelectuais e morais do que materiais; em que a inteligência possa desenvolver-se com mais liberdade; em que exista mais bondade, boa-fé, benevolência e generosidade recíprocas; em que os preconceitos de casta e de nascimento sejam menos enraizados, porque esses pré-juízos são incompatíveis com o verdadeiro amor do próximo; em que as leis não consagrem nenhum privilégio e sejam as mesmas para o último como para o primeiro; em que a justiça se exerça com o mínimo de parcialidade; em que o fraco sempre encontre apoio contra o forte; em que a vida do homem, suas crenças e suas opiniões sejam mais respeitadas; em que haja menos desgraçados; e, por fim, em que todos os homens de boa vontade estejam sempre seguros de não lhes faltar o necessário.

A sociedade poderia ser regida somente pelas leis naturais, sem o recurso das leis humanas, se os homens as compreendessem bem e quisessem praticá-las; então, seriam suficientes. Mas a sociedade tem as suas exigências e precisa de leis particulares.

O que causa da instabilidade das leis humanas nos tempos de barbárie são os mais fortes que fazem as leis, e as fazem em seu favor. Há necessidade de modificá-las à medida que os homens vão melhor compreendendo a justiça. As leis humanas são mais estáveis à medida que se aproximam da verdadeira justiça, quer dizer, à medida que são feitas para todos e se identificam com a lei natural.

A civilização criou novas necessidades para o homem e essas necessidades são relativas à posição social de cada um. Foi necessário regular os direitos e os deveres dessas posições através de leis humanas. Mas, sob a influência das suas paixões, o homem criou, muitas vezes, direitos e deveres imaginários, condenados pela lei natural e que os povos apagam dos seus códigos à proporção que progridem. A lei natural é imutável e sempre a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva: somente ela pode consagrar, na infância da Humanidade, o direito do mais forte.

Uma sociedade depravada tem certamente necessidade de leis mais severas. Infelizmente essas leis se destinam antes a punir o mal praticado do que a cortar a raiz do mal. Somente a educação pode reformar os homens, que assim não terão mais necessidades de leis tão rigorosas.

A reforma das leis acontecerá naturalmente, pela força das circunstâncias e pela influência das pessoas de bem, que o conduzem na senda do progresso. Há muitas que já foram reformadas e muitas outras ainda o serão.

O Espiritismo, certamente, se tornará uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar nos conhecimentos humanos. Haverá, entretanto, grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não se pode dissimular que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais. Mas os seus contraditores, ficando cada vez mais isolados, serão afinal forçados a pensar como todos os outros, sob pena de se tornarem ridículos.

As ideias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as ideias políticas. Vede o paganismo; não há ninguém, certamente, que professe hoje as ideias religiosas daquele tempo; não obstante, muitos séculos depois do advento do Cristianismo ainda havia deixado traços que somente a completa renovação das raças pode apagar. O mesmo acontecerá com o Espiritismo; ele faz muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fenômeno de incredulidade que só o tempo fará desaparecer. Contudo, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque é ó próprio Cristianismo que lhe abre as vias sobre as quais ele se desenvolverá. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que construir (11).

O Espiritismo pode contribuir para o progresso destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos.

Pensar que uma causa qualquer pode transformar os homens como por encanto, ora, as ideias se modificam pouco a pouco, com os indivíduos, e são necessárias gerações para que se apaguem completamente os traços dos velhos hábitos. A transformação, portanto, não pode operar-se a não ser com o tempo, gradualmente, passo a passo. Em cada geração uma parte do véu se dissipa. O Espiritismo vem rasgá-lo de uma vez, mas mesmo que só tivesse o efeito de corrigir um homem de um só dos seus defeitos, isso seria um passo que ele o faria dar, e por isso mesmo um grande bem, porque esse primeiro passo lhe tornaria os outros mais fáceis.

Não se ensina às crianças o que se ensina aos adultos e não se dá ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem o seu tempo. Os Espíritos ao longo da existência da humanidade ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desfiguraram, mas que atualmente podem compreender, contudo, durante esse tempo, o ensinamento deles, mesmo incompleto, prepararam o terreno para receber a semente que irá agora frutificar.

Desde que o Espiritismo deve marcar um progresso da Humanidade, porém, não se pode esperar um milagre imediatista. Não é por meio de prodígios que Deus conduzirá os homens. Na sua bondade ele quer deixar-lhes o mérito de se convencerem através da razão, e assim, promoverem o progresso geral.

NOTAS:
(1) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 115, 614 e 776.
(2) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 166 (e seguintes), 787a e 888a.
(3) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 116 e 117.
(4) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 118 e 778 e Revista Espírita, junho de 1863, Do Princípio da Não-Retrogradação dos Espíritos.
(5) Ver Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, itens 2 e 4.
(6) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 192, 365 e 780.
(7) À medida que o Espírito progride moralmente, ele se desmaterializa, a dizer que, livrando-se da influência da matéria, ele se depura; sua vida espiritualiza-se, suas faculdades e suas percepções se estendem; sua felicidade está em razão do progresso completado. Mas, como age em virtude de seu livre arbítrio, pode, por negligência ou mal querer, retardar seu avanço; prolonga, por consequência, a duração de suas encarnações materiais que se transformam então para ele em punição, já que, por sua falta, ele permanece nos lugares inferiores, obrigado a recomeçar a mesma empreitada. Depende, pois, de o Espírito abreviar, por seu trabalho de depuração sobre si próprio, a duração do período de encarnações. (Ver Allan Kardec, A Gênese, os milagres e as predições, cap. XI, item 25. - http://www.aeradoespirito.net/AGenese/GE_CAP_11.htm).
(8) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Livro segundo, cap. IV, Ideias Inatas, item 218 e seguintes e cap. VI, Lembrança da Existência Corpórea, item 304 e seguintes.
(9) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 392 e 620 em diante.
(10) Ver Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, itens 111, 625 mais trecho de uma nota de A. Kardec em relação a este item.
(11) O transcurso do primeiro século do Espiritismo, a 18 de abril de 1957, veio confirmar plenamente essa extraordinária previsão de Kardec. No primeiro século do seu desenvolvimento o Cristianismo era ainda uma seita obscura e terrivelmente perseguida. Somente nos fins do terceiro século atingiu as proporções de desenvolvimento e universalização que o Espiritismo apresenta no seu primeiro século. A marcha do Espiritismo se fez com muito maior rapidez e sua vitória brilhará mais rápida do que se espera. (Nota de J. Herculano Pires)

* * *

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL


CONHECIMENTO DA LEI NATURAL
Estudo com base in O Livro dos Espíritos, Livro 3, cap. I, questões de 619 à 628.
Obra codificada por Allan Kardec.
Pesquisa: Elio Mollo


Deus proporcionou a todos os homens os meios de conhecerem a sua lei. Aliás, todos podem conhecê-la; mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem E OS QUE DESEJAM PESQUISÁ-LA. Não obstante, todos um dia a compreenderão, porque é necessário que o progresso se realize. (LE, 619) (*).

A justiça da multiplicidade de encarnações do homem decorre deste princípio, pois a cada nova existência sua inteligência se torna mais desenvolvida e ele compreende melhor o que é o bem e o que é o mal. Se tudo tivesse de se realizar numa só existência, qual seria a sorte de tantos milhões de seres que morrem diariamente no embrutecimento da selvageria ou nas trevas da ignorância, sem que deles dependa o próprio esclarecimento? (Nota A. Kardec) 

O dogma da reencarnação se funda sobre a justiça de Deus e a revelação, pois um bom pai deixa sempre aos filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão nos diz que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna aqueles cujo melhoramento não dependeu deles mesmos. Todos os homens são filhos de Deus. Somente entre os homens egoístas é que se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão. (LE 171 e 222)

A alma, antes de sua união com o corpo, compreende a lei de Deus, que está escrita na sua consciência, segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conserva a sua lembrança intuitiva após a união com o corpo; mas os maus instintos do homem freqüentemente fazem que ela a esqueça, ou seja, pelo esquecimento do passado o Espírito encarnado se mostra tal qual ele é. A cada nova existência o Espírito tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Quando o Espírito entra na sua vida de origem (o mundo espírita), toda a sua vida passada se desenrola diante dele; vê as faltas cometidas e que são causa do seu sofrimento, bem como aquilo que poderia tê-lo impedido de cometê-las; compreende a justiça da posição que lhe é dada e procura então a existência necessária para reparar a que acaba de escoar-se. Procura provas semelhantes àquelas por que passou, ou as lutas que acredita apropriadas ao seu adiantamento. Contudo, o Espírito encarnado, se não tem, durante a vida corpórea, uma lembrança precisa daquilo que foi, e do que fez de bem ou de mal em suas existências anteriores, tem, entretanto, a sua intuição. Suas tendências instintivas são uma reminiscência do seu passado, às quais a sua consciência, que representa o desejo por ele concebido de não mais cometer as mesmas faltas. A consciência que é onde está escrita a lei de Deus, o adverte que deve resistir para não cometer as mesmas faltas do passado. Isto se dá segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conforme a sua capacidade de conservar a lembrança intuitiva. Mas, se de alguma maneira ele esquece ou despreze essa lei, sempre há alguma revelação que o leva a lembrá-la, ou melhor, em todos os tempos houveram homens que receberam essa missão. São Espíritos superiores, encarnados com o fim de fazer a Humanidade progredir. (LE, 392 620, 621, 621ª e 622) 

Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes os desviavam para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis divinas o que era apenas leis humanas, instituídas para servir às paixões e dominar os homens. Contudo, o verdadeiro profeta, pode ser reconhecido por suas palavras e por suas ações. Deus não se serve da boca da mentiroso para ensinar a verdade. (LE 623, 624 mais trecho de uma nota de Kardec em relação a q. 625).

Assim, se homem não consegue ou despreza ouvir a sua consciência, Deus sempre oferece missões à espíritos superiores que quando, por exceção, se encarnam na Terra, é para cumprir uma missão de progresso, e então nos oferecem o tipo de perfeição a que a humanidade pode aspirar neste mundo. Jesus é o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra. (LE, 111, 625 mais trecho de uma nota de A. Kardec em relação a este item.)

As leis divinas e naturais estão escritas por toda parte. Todos os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam compreendê-las e ensiná-las desde os séculos mais distantes. Por seus ensinamentos, mesmo incompletos, eles prepararam o terreno para receber a semente. Estando as leis divinas escritas no livro da Natureza, O HOMEM PÔDE CONHECÊ-LAS SEMPRE QUE DESEJOU PROCURÁ-LAS. Eis porque os seus princípios foram proclamados em todos os tempos pelos homens de bem, e também porque encontramos os seus elementos na doutrina moral de todos os povos saídos da barbárie, mas incompletos ou alterados pela ignorância e a superstição. (LE 626)

O ensino de Jesus era freqüentemente alegórico e em forma de parábolas, porque ele falava de acordo com a época e os lugares. Faz-se hoje necessário que a verdade seja inteligível para todos. É preciso, pois, explicar e desenvolver essas leis, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. Sua missão foi a de despertar os olhos e os ouvidos, para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas: os que afetam exteriormente a virtude e a moral para ocultar as suas torpezas. 

Quanto ao Espiritismo, o ensinamento dos Espíritos deve ser claro e sem equívocos, a fim de que ninguém possa pretextar ignorância e cada um possa julgá-lo e apreciá-lo com a sua própria razão. Assim, a missão do Espiritismo é o de preparar o Reino de Deus anunciado por Jesus, e por isso é necessário que ninguém venha a interpretar a lei de Deus ao sabor das suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei que é toda amor e caridade. (LE 627)

Se nem sempre a verdade esteve ao alcance de todos, porque, é necessário que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: é preciso se habituar a ela pouco a pouco, pois de outra maneira ofuscaria quem a recebesse. 

Jamais houve um tempo em que Deus permitisse ao homem receber comunicações tão completas e tão instrutivas como as que hoje lhe são dadas. Havia na Antigüidade alguns indivíduos que estavam de posse daquilo que consideravam uma ciência sagrada, e da qual faziam mistério para os que consideravam profanos. Também, é porque eles recebiam apenas verdades esparsas no meio de um conjunto equívoco e na maioria das vezes alegórico. Não há, entretanto, para o homem de estudo, nenhum antigo sistema filosófico, nenhuma tradição, nenhuma religião a negligenciar, porque todos encerram os germens de grandes verdades, que embora pareçam contraditórias entre si, espalhadas que se acham entre acessórios sem fundamento, são hoje muito fáceis de coordenar, graças à chave que nos oferece o Espiritismo de uma infinidade de coisas que até aqui nos pareciam sem razão, e cuja realidade nos é agora demonstrada de maneira irrecusável. Não percamos a oportunidade de promover temas de estudo desses materiais. São eles muito ricos e podem contribuir poderosamente para a nossa instrução. (LE 628).

(*) LE - Abreviatura de O Livro dos Espíritos)

* * *