sábado, 13 de julho de 2013

A METEMPSICOSE E A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE


A METEMPSICOSE E A EVOLUÇÃO
DO PRINCÍPIO INTELIGENTE
Estudo com base in O Livro dos Espíritos, livro segundo, cap. XI, nota de Allan Kardec em relação as respostas dadas pelos Espíritos às questões de 611 à 613.
Pesquisa: Elio Mollo
em 08/07/2013


O QUE É METEMPSICOSE

Incontestavelmente desaparecerá algum dia, da legislação humana, a pena de morte e a sua supressão assinalará um progresso da Humanidade. Metempsicose: s.f. Transmigração da alma de um corpo para outro; reencarnação. (Dicionário online de português).

Metempsicose (do grego: meta: mudança + en: em + psiquê: alma) é o termo genérico para transmigração da alma, de um corpo para outro, seja este do mesmo tipo de ser vivo ou não. Essa crença não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais. (Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/metempsicose/)

Metempsicose - do grego: metempsúkhósis,eós 'passagem da alma de um corpo para um outro', de metá 'mudança' + v.gr. empsukhóó 'animar', este de émpsukhos,os,on 'que tem o sopro em si, animado', e de en 'em, dentro' + psukhê,ês 'sopro', pelo lat.tar. metempsychósis,is 'id.'; AGC vê interveniência do fr. métempsycose (1564) 'doutrina segundo a qual uma mesma alma pode animar sucessivamente vários corpos'; ver met(a)- e psic(o)-; f.hist. 1716 metempsycose, 1716 metempsycosis. (Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/metempsicose).

Metempsicose (do grego: meta: Alem de: em + psiquê: alma) é o termo genérico para transmigração da alma, de um corpo para outro, seja este do mesmo tipo de ser vivo ou não. É usualmente denominada de metacomorfose. Essa crença não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais.

O termo é encontrado em Pitágoras e Platão. Acredita-se que Pitágoras aprendeu seu significado com os egípcios, que por sua vez aprenderam com os indianos. A problemática desse raciocínio é a divergência entre as crenças. Platão e os indianos não acreditavam na metempsicose. Utilizavam o termo na ausência de outro como sinônimo de reencarnação. Já os Egípcios, estes sim, acreditavam na metempsicose (como ela é descrita aqui). Dessa maneira, sendo o termo grego, há polêmica quanto ao seu significado.

Segundo a Doutrina Espírita, a teoria da metempsicose é falsa, pois a transmigração da alma do homem para o animal implicaria na ideia de retrogradação evolutiva, o que entra em desacordo com um dos principais pontos da doutrina, que diz que o espírito apenas progride, nunca retrograda. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metempsicose)

A METEMPSICOSE CONFORME NOTA DE ALLAN KARDEC EM RELAÇÃO ÀS RESPOSTAS DE 611 à 613 de O LIVROS DOS ESPÍRITOS:

METEMPSICOSE VERDADEIRA: Progressão da alma (1) de um estado inferior para um superior, realizando os desenvolvimentos que transformam a sua natureza.

METEMPSICOSE FALSA: É falsa no sentido de transmigração direta do animal para o homem e vice-versa, o que implicaria a ideia de uma retrogradação ou de fusão.

GRAUS NÃO ASSIMILÁVEIS: Não podendo realizar-se uma fusão entre seres corporais de duas espécies, temos nisso um indício de que se encontram em graus não assimiláveis e que o mesmo deve acontecer com os espíritos que os animam.

REPRODUÇÃO IMPOSSÍVEL: Se o mesmo Espírito pudesse animá-los alternativamente, disso resultaria uma identidade de natureza que se traduziria na possibilidade de reprodução material. 

REENCARNAÇÃO: A reencarnação ensinada pelos Espíritos se funda sobre a marcha ascendente da Natureza e sobre a progressão do homem na sua própria espécie.

O princípio da reencarnação tem suas raízes na própria Natureza.

SISTEMAS

Possibilidade 1: O espírito não chega ao período humano senão depois de ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da Criação.

Possibilidade 2: O Espírito (2) do homem teria sempre pertencido à raça humana, sem passar pela fieira animal.
- Dedução 1: A primeira possibilidade tem a vantagem de dar uma finalidade ao futuro dos animais, que constituiriam assim os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes.

- Dedução 2: a segunda possibilidade é mais conforme à dignidade do homem e pode resumir- se da maneira seguinte:

As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente umas das outras, por via de progressão; assim,

- o Espírito da ostra não se torna sucessivamente do peixe, da ave, do quadrúpede e do quadrúmano;

- cada espécie é um tipo absoluto, física e moralmente, e cada um dos seus indivíduos tira da fonte universal a quantidade de princípio inteligente que lhe é necessária, segundo a perfeição dos seus órgãos e a tarefa que deve desempenhar nos fenômenos da Natureza, devolvendo-a à massa após a morte.

- os Espíritos puros habitam determinados mundos, mas não estão confinados a eles como os homens a Terra; eles podem, melhor que os outros, estar em toda parte. São igualmente constituídos de raças distintas, apropriadas às necessidades desses mundos e ao grau de adiantamento dos homens de que são auxiliares, mas não procedem absolutamente dos terrenos, espiritualmente falando. Com o homem, já não se dá o mesmo.

PONTOS DE VISTAS – FÍSICO E MORAL:

- do ponto de vista físico, o homem constitui evidentemente um anel da cadeia dos seres vivos;

- do ponto de vista moral, há solução (interrupção) de continuidade entre o homem e o animal.
Assim, o homem possui, como sua particularidade, a alma (1) ou Espírito (espirito elementar + períspirito) (2), que lhe dá o senso moral e um alcance intelectual que os animais não possuem; é o ser principal, preexistente e sobrevivente ao corpo, conservando a sua individualidade.

EXPERIÊNCIAS E PROGRESSO:

No animal a inteligência (“instintiva”) se aprimora, mas ele não está sujeito as consequências morais do livre arbítrio como quando a alma fica submetida na condição hominal. 

A FACULDADE DE PROGREDIR DO ESPÍRITO:

A conservação da individualidade após à morte do homem, sua faculdade de progredir, seu estado feliz ou infeliz é proporcional ao seu adiantamento na senda do bem, e todas as verdades morais são a consequência desse princípio.  

RELAÇÕES (MISTERIOSAS) EXISTENTES ENTRE O HOMEM E OS ANIMAIS:

As relações misteriosas existentes entre o homem e os animais, ainda, está nos segredos de Deus, como muitas outras coisas cujo conhecimento atual ainda não é capaz de descrever.

NOTA:

(1) Alma: espirito elementar considerado em si mesmo e feita abstração de seu perispírito ou invólucro material; Princípio inteligente do Universo. Ser simples e primitivo.

(2) Espírito: Ser inteligente da Criação com um corpo semimaterial (períspírito). Coletivamente, povoam o Universo, além do mundo material.

* * *